Comprar seguidores é a melhor estratégia no marketing digital?
Será que vale a pena comprar seguidores para o Instagram?
Esses dias navegando na internet me deparei com uma notícia, e não era informação fake, sobre “fazendas de seguidores” , na Rússia e China. O que seria isso? Muitos computadores estavam programados para seguir, curtir e etc., as marcas que contratavam os serviços dessas empresas. Inúmeros perfis falsos davam likes nas marcas de forma robotizada. Há também pessoas que criam perfis falsos e “vendem” por cerca de R$ 1.000,00 seus comentários para engajar e influenciar demais seguidores, e isso foi noticiado pelo G1. Aliás, um verdadeiro exército de usuários falsos moveu opiniões e informações nas últimas eleições do Brasil.
Hoje muitos querem ter relevância na internet e confundem isto com os números de seguidores e curtidas. Famosos tem 1milhão, 500mil, 100mil e, por isso, empresas de roupa, cosméticos, carros, viagens, etc. pagam (e pagam muito bem) para que essas pessoas postem sobre elas em seus feeds ou stories (isso é conhecido como publipost). A tentação é forte: cerca de miseros R$ 20,00 para mil seguidores. Por trás da fatura do cartão de crédito está o sonho de ser o próximo(a) influenciador digital para viver a vida viajando, comendo, bebendo e se vestindo em troca de belos posts ou altos pagamentos.
O que eu penso?
Ter seguidor é ter alguém que se identifica e por isso te acompanha. Existe uma conquista e consequentemente uma fidelidade.
Acredito fortemente que mais vale um que realmente é um amante do produto, do que mil (ou mais) que jamais me trarão o verdadeiro retorno. Entre likes e comentários o que realmente importa é o resultado, e a receita (sim, estou falando dos valores $$$ financeiros) da sua empresa é que vai mostrar isto.
Você quer quantidade ou ser verdadeiramente conhecido por aqueles que reconhecem o propósito da sua marca?
Deixe seu comentário